Decoração

O interior é dominado por uma ampla nave, com oito capelas laterais intercomunicantes e encimadas por tectos de abóbada de berço ornamentados com apainelados em caixotão. Ao fundo destaca-se o falso transepto e larga capela-mor, com precioso altar de talha dourada datado de 1660, destacando-se o amplo sacrário e as peças de escultura. As paredes da nave dispõem três tramos de pinturas a fresco, de grande valor artístico, que ilustram composições dos meados do séc. XVII, identificando-se os evangelistas, cenas da vida dos Jesuítas, figuras e elementos arquitectónicos e vegetalistas. A cobertura da nave, de perfil abobadado, é pintada com motivos vegetalistas e de perspectiva arquitectónica, que se desenvolvem até as sancas, simulando um espaço infinito e ilusório. No eixo central do tecto enquadra-se duas cúpulas com alegorias e composições em quadratura e, no centro, uma cartela com o emblema dos jesuítas e da eucaristia. Como é comum em todas as igrejas jesuítas, na entrada deste templo situa-se o coro alto, construído nos inícios do séc. XVIII com balaustrada idêntica às existentes nas capelas. Sob coro, o tecto apresenta-se pintado com perspectivas arquitectónicas convergindo para o centro e enquadrando anjos com grinaldas, tendo o céu como tema de fundo. Nas paredes observam-se duas pias de água benta, em mármore, do séc. XVIII, circunscritas com silhar de azulejos de decoração barroca e pintura a fresco ilustrando estátuas (com bases datadas de 1726), anjos e grinaldas emoldurando o escudo dos Jesuítas.

O pára-vento, obra de rica marcenaria embutida, data de 1725. A sacristia é coberta por uma abóbada de cruzaria, de arcos abatidos, pintada com grutescos e adornada com armários de mármore embutido, de gosto italiano, composições de azulejos barrocos figurativos e precioso arcaz de talha dourada que enquadra telas do séc. XVII e dos inícios do séc. XVIII, alusivas aos principais Santos da Companhia. As pinturas dos arcos e do tecto da nave, os frescos alusivos à vida dos Jesuítas, sobressaindo paisagens e motivos vegetalistas de esmera execução, os revestimentos de azulejos dos séculos XVII e XVIII e os preciosos retábulos de talha dourada de tipologia maneiristas e de influência barroca que decoram as capelas conferem ao interior um ambiente cromático de intensa exuberância, tudo preenchido ao mais ínfimo pormenor, não deixando assim lugar para espaços vazios. A sacristia também acompanha a riqueza artística da igreja, constituindo uma das mais notáveis da Ilha.

Ligação ao Site da Diocese do Funchal

DECORAÇÃO